sábado, 20 de junho de 2009

Volkswagen aposta em 'crescimento sustentável'





Com o lançamento do Voyage, e a consolidação das vendas do Novo Gol, a Volkswagen aposta em um crescimento "sustentável" para os próximos anos. A montadora, que está em segundo lugar no ranking de participação de mercado, atrás da Fiat, deve ampliar a capacidade de produção em 20% nos próximos anos, aumentar as importações e lançar novos produtos em 2009. De acordo com o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, o objetivo é retomar o primeiro lugar a médio prazo. Confira entrevista:

G1 - O que os lançamentos do Novo Gol e do Voyage representa para a Volkswagen?
Thomas Schmall - Estes dois veículos chegaram na hora certa, em que o mercado está se ajustando depois daquela eufora nas vendas. Os mercados da Europa e Estados Unidos caíram, enquanto que no Brasil tivemos um crescimento de mais de 30% no primeiro semestre. Agora o crescimento é menor, e devemos fechar o ano com 23% de crescimento. Um dos pilares da empresa é sempre investir na produção de veículos em grande escala.
G1 - E qual é a projeção para 2009?
Thomas Schmall - Acredito que vamos ter de 8% a 10% de crescimento.
G1 - Dá para recuperar o primeiro lugar em vendas?
Thomas Schmall - Vamos passar por algumas dificuldades nos próximos meses. Lançamos dois carros de grandes volumes e vai levar um tempo para nos adequarmos.

G1 - Por que a Volkswagen decidiu entrar no segmento dos sedãs compactos com o Voyage? Thomas Schmall - É um mercado que cresceu muito nos últimos anos. De 6,8% de participação em 2002 chegamos a 15,2% já este ano. O consumidor está mais exigente e buscando carros mais completos e sofisticados.

G1 - A Volkswagen vai lançar quantos modelos em 2009?
Thomas Schmall - Posso dizer que vamos lançar mais carros no ano que vem do que lançamos este ano. Um será da família do Gol. Também queremos nos posicionar no portfpólio de comerciais leves e das picapes grandes (a Volkswagen deverá importar a picape Robust, produzida no México). G1 - Quais os planos da empresa para exportação de veículos? Thomas Schmall - Atualmente exportamos 200 mil unidades por ano. Deveremos manter este número em 2009, mas a tendência é baixarmos o patamar para 150 mil unidades por ano.

G1 - E as importações?
Thomas Schmall - As importações entre 2007 e 2009 terão um aumento de 120%. Em 2007 importamos 38 mil unidades. Em 2009 o plano é importar 80 mil veículos, sendo 65% deles produzidos na Argentina e o resto no México.
G1 - E quanto a empresa pretende investir em 2009?
Thomas Schmall - Não revelamos estes números. Mas o investimento de R$ 3,2 bilhões anunciados em 2007 para um plano até 2011 será ampliado. Vamos depender da liberação de verbas da matriz na Alemanha.
G1 - Com tantos carros nas ruas ainda é possível aumentar a frota?
Thomas Schmall - Sem dúvida. O Brasil tem em média 8 habitantes por veículo. No México, o número é de 5 habitantes por veículo. Na Alemanha cai para 1,7 e nos Estados Unidos é quase um carro para cada pessoa. Acho que o Brasil poderá chegar ao nível do México quando alcançar 4 milhões de carros comercializados por ano. Isto deverá acontecer em 2012 ou 2013.

Nenhum comentário: